terça-feira, 6 de outubro de 2009

Em Mudanças ...

“Uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior, para um estado, modelo ou situação futuros, por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planeadas e premeditadas.


Mudar, envolve necessariamente a capacidade de compreensão e adopção de práticas que concretizem o desejo de transformação. Isto é, para que a mudança aconteça, as pessoas precisam de estar sensibilizadas para ela.


Perceber a dinâmica das mudanças é uma necessidade. Viver actualizado é uma questão de sobrevivência e uma maneira de visualizar melhor o futuro, já que os novos tempos exigem uma nova postura de pensamento. Existe um mundo que está a acabar e outro que está a começar e as pessoas, naturalmente, costumam lidar com isso, na maioria das vezes, de maneira defensiva, com medo ou rejeição.


Mesmo as pessoas mais esclarecidas e actualizadas revelam-se surpresas com as mudanças sociais, políticas, económicas, tecnológicas, culturais, ecológicas, etc., que acontecem ao longo da vida. Essas transformações fazem com que a vida não seja um caminho linear em que as pessoas percorram livres e desimpedidas.” - Wikipedia


Em mudanças é como me encontro … gerais, globais … todos estamos sempre em constante mudança, mas neste momento sinto que estou … mais do que nunca …


Mudança de casa para que seja feita uma remodelação total … a que implica mais esforços físicos, mais força, uma grande capacidade de selecção. É bom … fazemos uma limpeza geral, obrigamo-nos a escolher o que queremos manter ou não de lembranças, memórias, momentos passados …


Mudanças físicas … com o intuito de me sentir melhor, mas sobretudo para que a minha saúde me agradeça daqui a uns tempos …


Estas são as mudanças controláveis, planeadas …


Nos últimos tempos passei por algumas mudanças que foram como um “tapa na cara” de tão inesperadas … por mais que tenhamos capacidade de encaixe, de perdoar … fica dificil esquecer … questionamos onde erramos, percebemos o contexto e encontramos a forma mais correcta de lidar com a situação. As mudanças incontroláveis, que nos atingem feito raio … mudanças de atitude sem que nada preveja, porque cada um tem objectivos e sonhos únicos, individuais, interesses incompativeis … que muitas vezes deixam de fazer sentido partilhar …


Não reajo mal às mudanças, pelo contrário … reajo mal quando colocam valores que considero imutáveis, perenes no “saco” dos mutáveis, instantâneos, de usar e deitar fora !!! Isso sim, irrita-me em alguns casos e noutros entristece-me profundamente.


Como diria alguém muito sábio … estamos sempre VIVENDO e APRENDENDO … ;)

3 comentários:

Maria disse...

E quando é que a gente bebe um copo, mesmo?
Ou seja, o conteúdo do dito?

Beijocas
:)

Carol disse...

Venha ele, Maria !!! ;)

A CONCORRÊNCIA disse...

Sobre o assunto de cima já falámos ontem ;).

Sobre este também falámos por alto, especialmente do trabalho de limpeza da quantidade enorme de coisas que acumulamos durante anos e que só quando fazemos remodelações nos damos conta do lixo que guardámos.

Beijos e se precisares de ajuda para carregar tens aqui 4 braços prontos a ajudarem-te.