quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Coraçao Independente ... :)

Da Cordoaria com Korda, segui para o CCB para ver a retrospectiva sobre Amália ... fabulosa !! :)

Mais uma que vos recomendo ... ;)

Amália, Coração Independente


Museu Colecção Berardo | Museu da Electricidade
06 de Outubro de 2009 | 31 de Janeiro de 2010



Comissário - Jean-François Chougnet


Por ocasião do décimo aniversário do desaparecimento de um dos grandes símbolos da cultura portuguesa do século XX - Amália Rodrigues - O Museu Colecção Berardo apresenta uma exposição intitulada "Amália, Coração Independente", excerto do fado escrito pela própria e intitulado "Estranha Forma de Vida". Esta mostra pretende representar a fadista através de documentos, pinturas e filmes, entre outros objectos e suportes, e retratar através deles o seu universo numa perspectiva viva e contemporânea.

Em Portugal, desde 1950, Amália alcança a dimensão de mito num contexto político extremamente problemático - um país em plena ditadura mas que a soube reconhecer. Ao mesmo tempo, com as músicas escritas por Alain Oulman, Amália alcança um feito inédito - a reapropriação de um repertório, até então apenas comparável com a bossa nova e o tropicalismo brasileiro com os quais desenvolveu uma estreita ligação.

Esta exposição (cerca de 2000 m
2) retrata a "rainha do fado" no seu estatuto de diva de vários repertórios, do fado à música ligeira, mas também enquanto estrela planetáris. Uma celebredidade francesa, vedeta da televisão italiana ou japonesa que, a partir de um pequeno país e de uma forma de música muito específica, adquire um estatuto paradoxal como referência da "World Music", desde o final da década de 1950.

'Amália, Coração independente' está patente, de 5 de Outubro de 2009 a 2 de Fevereiro de 2010 no Museu Colecção Berardo, com apresentação de um dos núcleos expositivos no Museu da electricidade, Fundação EDP.

Também em homenagem a Amália, sob a designação de 'Amália 2009', o Museu Colecção Berardo, o São Luiz Teatro Municipal e o Museu do Fado juntam-se para apresentar um vasto programa de iniciativas, que inclui exposições, tertúlias, concertos, teatro e visitas guiadas.

1 comentário:

Mukanda disse...

Vamos ver Guapa?!
Combina data e "bora lá!"
Arrancaaaaaaaaaaaa
Beijo amor meu
"Eu amo você"
Até já
Andreia