domingo, 11 de outubro de 2009

A minha(s) Escola(s) ... ;)

Não julguem que me pediram para fazer uma redacção como as que tínhamos que fazer quando andávamos na escola.

No sábado à noite, em conversa com um querido amigo, descobrimos que andámos na mesma escola, ainda que em períodos distintos.

E ontem, em reflexão retrospectiva e entre a azáfama das últimas mudanças, dei por mim a pensar no meu percurso académico. Foi quase todo na cidade de Lisboa, em escolas conhecidas, que seguramente terão marcado e muito a vida de cada um.

A primária, foi feita na Sociedade Cooperativa A Voz do Operário, ilustre "menina" que já conta com 126 anos e da qual guardo as melhores recordações possíveis :)

Aprendi o bê-á-bá numa casa fantástica, que na altura me parecia grande, majestosa - talvez derivado do meu diminuto tamanho !! - e quando anos depois lá regressei, já em idade adulta, tudo estava com uma proporção diferente. Mas tudo era completamente familiar para mim. Estava em casa ... :)

Adorava a minha professora primária, a Lela como todos a chamávamos. Com ela aprendi muito mais do que estava estipulado no programa escolar: princípios que nos devem nortear a todos, regras da sã convivência em sociedade, amizades e afectos que ainda perduram. Lembro o Fiat 600 que ela conduzia (girissimo o carro !!!), todas as actividades extra-curriculares que tive enquanto por lá andei: as aulas de ballet dadas no auditório, as de natação na piscina da Penha de França e ainda as de esgrima dadas no ginásio !! Sim, visualizem bem eu com um florete na mao ... en-garde !! E os almoços na cantina (ups, Pedro, afinal comi em mais cantinas ... eheheh) em algazarra ... e o palco-mor de todas as nossas brincadeiras: o recreio !!!!

Recordo com muito carinho os passeios de exploração que dava pelos arredores com o meu pai, as viagens no eléctrico 28 até ao Chiado - quase sempre só entrávamos na paragem seguinte, na Calçada de São Vicente, porque havia a paragem obrigatória na padaria próxima para comermos os 2 um queque divinal ... ;) E as viagens que fiz na carrinha azul, que me levava da escola até ao emprego do meu pai ... o máximo !!!

Lembro-me, quando acabou a 4ª classe da tristeza que senti ... por deixar a Lela, a Voz do Operário ... queria continuar no mesmo "ninho" ... até de bairro ia mudar !!!

Mas eis que vem novo desafio ... e talvez para amenizar um pouco, quiseram que o cenário de nova aventura fosse azul ... e eis que academicamente me mudo de armas e bagagens para o Bairro Azul, onde fica a casa da ilustre Marquesa de Alorna !! Ciclo preparatório ... turma totalmente nova, novos desafios, resmas de livros, nova parte da cidade.

Dos 2 anos que lá passei, assisti à construção da mesquita de Lisboa - miúdos curiosos que queriam explorar o território, numa altura em que já havia um pequeno espaço dedicado a oração ... e quantas vezes nao éramos "corridos" de lá para fora ;).

Foi a partir destas altura que fui descobrindo sozinha uma série de recantos de Lisboa, que adoro: os Jardins da Gulbenkian (todos os dias ia a pé desde a escola até à Avenida da República onde o meu pai trabalhava), as avenidas novas ... calcorreava tudo a pé. Comecei a ficar muito mais desperta para tudo o que me rodeava ...

Findos estes 2 anos, continuei no perímetro circundante da Avenida da Republica ... e chega a vez do ensino secundário: Escola Secundária de Camões, ou como todos a conhecem melhor, Liceu Camões :).

Ele é o cerne deste post ... por ter descoberto que o Pedro também passou por lá .. e também pelo facto de este ano, este menino comemorar 100 Anos. Ao longo deste ano, são muitas as efemérides para comemorar tal data:


16 de Outubro:

16h00 - Inauguração do Jardim:” 100 anos (c)em flores”

17h00: Ginásio - Lançamento do livro comemorativo do centenário: “100 anos - (C)em Testemunhos”

17h30 - Sessão Solene – Presidida por Sua Ex.ª o Sr. Presidente da República

Concerto com a participação de: Ana Paula Russo, Beatriz Batarda, Luís Cunha, João Paulo Santos, Jorge Palma e Zé Pedro.

Coro Sinfónico Lisboa Cantat

Dos anos que lá passei foram muitas as peripécias, as descobertas, as pessoas que conheci, os professores que influenciaram e muito as minhas escolhas futuras. Hoje, já mais de 20 anos passados, reencontro no meu dia a dia muitas caras familiares, ex-colegas e o sentimento é comum.

As aulas, as explorações que fazíamos à socapa às caves e ao sotão do Liceu, as brincadeiras nos vários pátios do liceu, o ringue situado na ala sul, hoje totalmente recuperado.

Foram muitos os alunos conhecidos para por lá passaram - apenas para citar alguns:


Mário de Sá-Carneiro, Aquilino Ribeiro, José Rodrigues Miguéis, Rómulo de Carvalho (António Gedeão),Mário Dionísio, Jorge de Sena, José Cardoso Pires, Vergílio Ferreira, Fernando Namora, Urbano Tavares Rodrigues, António Lobo Antunes, Manuel da Fonseca, José Gomes Ferreira, Eduardo Prado Coelho, Álvaro Cunhal, António Guterres, Durão Barroso, Ferreira do Amaral, Jorge Palma, Zé Pedro (X&P), Nicolau Breyner, Beatriz Batarda ... e tantos, tantos outros :)


De facto, creio que a todos nós, as escolas por onde andámos marcam-nos indelevelmente, ajudam a formar o nosso carácter, orientam os nossos princípios e ainda têm como "plus" todas as brincadeiras, experiências e vivências tidas. Só posso falar das "minhas" escolas, daquelas por onde passei e que de facto, gostei muito.

Ainda houve mais escolas ... mas ficam para um próximo texto, que este já vai longo !!! ;)

4 comentários:

Maria disse...

Minha querida Carol

Trouxeste-me memórias tão antigas...
Conheci a Av. da República diferente da que tu conheceste. Havia ainda muitas vivendas onde hoje se erguem prédios... e no que toca a cantinas, acho que só comi mesmo na cantina da Cidade Universitária. No tempo da outra senhora. Em dias de polícia à porta a revistar-nos...
Oh, como sou antiga!
:))

Beijocas

zmsantos disse...

Belas e sentidas memórias que nos trouxeste Charol. Afinal, foi nas escolas por onde passámos que deixámos a meninice e ganhámos grande parte daquilo que somos.

Beijos.

Pedro Branco disse...

Já agora acrescenta a essa lista o teu nome e o meu! Que tal?!!!

Eheheheh

Beijoca

Carol disse...

Pedro, meu querido

Os nossos devem ser os primeiríssimos da lista ... afinal foi devido à coincidência que nasceu este post !!

Nem se coloca a questão se seremos ou não VIP ... ;)

Bjocas gds