quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Hoje é dia para comemorar !!m Mas também para reflectir ...

Como alguém escreveu "Nélson Évora voou para o ouro no ninho do pássaro".

Foi fabulástico. Nélson empenhou-se, esforçou-se, manteve a concentraçao nos objectivos que o levaram a Pequim e alcançou-os.

Neste momento todos o congratulamos, mas neste momento também muitos "colam-se" à vitória alcançada para mitigar comentários infelizes proferidos por alguns atletas ... as já tao famosas desculpas.

Teoricamente todos os atletas que participam têm hipóteses de subir ao pódio e aspirar a medalhas, se bem que alguns países competem com atletas altamente profissionalizados com bolsas e apoios maiores. O que distingue atletas, além do esforço fisico, é a atitude, a concentraçao, a responsabilidade no que vao fazer, lembrarem-se que representam um pais. É a forma de verem premiados o esforço que fazem.

Sao ridiculos alguns comentários como:
  • Marcos Fortes - lançamento do peso "De manha é bom para estar na caminha": no comments ...
  • Jéssica Augusto - 5000 mts - "Nao valia a pena correr dada a forte concorrência africana": mesmo antes de tentar, desiste ... fácil, nao ?
  • Arnaldo Abrantes - 200 mts - Ficou bloqueado quando viu o estádio cheio !: nao é suposto o estádio estar com pessoas ?!?
  • Vânia Silva - lançamento do martelo - "Nao sou muito dada a estas competiçoes": entao a que comteiçoes é que é dada ? Porque é que compete ??
  • Telma Monteiro - Judo - "As adversários estiveram a estudar a melhor forma de a derrotar. Também lutei contra os árbitros." ... dahhh

Arriscamo-nos a ganhar a medalha de ouro dos atletas ... mais ridiculos !

Foi feito um elavdo investimento (contributo dos portugueses ...) em bolsas para estes "atletas" olimpicos e para mais alguns que nem sequer chegaram a ir a Pequim ...

De facto a selecçao que é feita para alguns atletas nao pode apenas basear-se em resultados, também devia assentar no perfil psicológico de cada um .... para evitar que façam comentários de tal calibre !!

Assistir a desistências de funçoes e depois voltar com a palavra atrás ... Sr. Vincente Moura é melhor pensar muito bem o que diz.... para nao falar em mais uns quantos, tentando colocar "panos quentes".

Pequim vai seguramente servir para muitos momentos de reflexao, de análise para a selecçao olimpica portuguesa .... esperando eu sinceramente que em 2012 em Londres os resultados sejam outros, mas sobretudo a atitude e empenho demonstrados sejam outros !!

3 comentários:

Leticia Gabian disse...

Querida Carol,
Por aqui ocorre algo assim, também. Há a falta de preparo psicológico, há falta de amadurecimento, de consciência do papel que cada um escolheu para desempenhar na vida. Alguns são trabalhadores do corpo, e só....Não chegam a ser atletas, de fato. Ser atleta é algo mais. Um algo mais que muitas vezes não conseguimos enxergar naqueles que saem do nosso país com a tarefa de representá-lo da melhor forma.
Não me queixo das derrotas....Atleta não é super-homem...Está fadado a errar, a perder...Compreendo e aceito. Queixo-me do comportamento ao qual se referiu...Do pouco caso, da indiferença, da irresponsabilidade...Isto é que é inaceitável, além de pateticamente triste.
Talvez, se houvesse mais apoio do governo e de entidades outras....Talvez acontecesse o devido preparo...Não sei.

Enfim, sábado termina e daqui a mais quatro anos a gente vê o que acontece.

Beijo grande

O Profeta disse...

Fecham-se as janelas de poente
Acenderam-se os luzeiros no céu
A cidade desperta para o arraial
Uma noiva procura o perdido véu

Os acordes da Banda no Coreto
Uma tuba marca o compasso
O clarinete dança na calmaria
O Maestro solta gestos no espaço


Bom fim de semana


Mágico beijo

Leticia Gabian disse...

Se fores ao meu blog, desde já peço desculpas pelo conteúdo do post...É que certas "coisas" me tiram do sério....não dá pra aguentar.

Abraço