sábado, 14 de fevereiro de 2009

Líxivia ... e Santo António !! ;)

Fio condutor da história:

Escarlatina ... lixívia ... vapores ... sangria ... vinho tinto a respirar ... muitas gargalhadas !!

Confuso ? Desconexo ? Nem por isso ... foi o que ontem serviu de ponto de partida para um serao muito animado, com boas gargalhadas. ;)

Faço aqui publicamente uma confissao, para quem ainda nao sabe:

Eu sou alérgica a lixivia e a produtos amoniacais (passando a publicidade, tipo Sonasol Verde !).

Mas ontem à noite descobri que a lixivia pode ter efeitos colaterais muito curiosos ;), ainda por mais se forem potenciados por uma sangria adocicada ... ;) Se em mim provoca uma reacçao nas maos de me arrancar a pele (eu sei, mas é mesmo assim ...!) e o cheiro enjoa-me, em outras pessoas, pode colocá-las num estado extremo de boa disposiçao.

Estando nós na "confraria" de outro santo, em Sao Pedro de Sintra, um dos protagonistas da noite foi mesmo ... Santo António !! E de cabeça para baixo !! Devem ter sido influências da "lua" ... eheheh ;)... mas o estado de "desinfecçao" e confissao a que chegámos foi quase hilariante ;). A concorrência neste tipo de assuntos pode ser grande e para garantir a visita do padeiro, do carpinteiro ou do "espírito santo", todas as "armas" sao válidas.

Fiz pior ? Dei um nó ainda maior neste texto ? Eheheh

Misturando ainda um pouco e ligando a conversa de ontem com o dia que hoje muitos comemoram, decidi fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre "mezinhas" e simpatias relacionadas com St António que podem ... ou nao (depende do grau de crença de cada um !!) ... ajudar:


ALGUMAS SIMPATIAS DE SANTO ANTÓNIO
Conhecido, carinhosamente, como Antoninho, Santo António tem fama de casamenteiro. Dizem que as simpatias evocadas em seu nome dão certo. Aqui vao algumas:

1 – Quem deseja descobrir o nome do futuro companheiro deve comprar um faca e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra do futuro amor.

2 – Uma das tradições mais antigas diz que, para descobrir o futuro companheiro, é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.

3 – Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagem do santo. E para apressar a conquista do pedido devem ser feitas 2 coisas: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só o devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo António de cabeça para baixo.


4 – O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar como prenda aos noivos uma imagem de Santo António, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve voltar à igreja e depositar lá a imagem do Menino Jesus.

5 – Para os que já estão acompanhados, mas ainda não casaram, também existem métodos específicos. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão.

6 – À meia-noite do dia 12 de Junho, parta um ovo dentro de um copo com água e coloque-o ao relento. No dia seguinte, interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.

7 – Para a pessoa saber se o futuro companheiro será jovem ou mais velho, é preciso arranjar um ramo de pimenteira. De olhos fechados, ela deve pegar numa das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de idade avançada.

8 – A tradição popular acredita que há uma forma especial de fazer as pazes entre casais. Para isso, é preciso um cravo e uma rosa. Os pés devem ser presos juntos com uma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo António vai uni-los outra vez.

9 – Para descobrir se ainda faltam muitos anos para casar, na véspera do dia 13 de Junho, à meia-noite, amarre uma aliança – que pode ser de qualquer familiar – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. Pergunte, então, quantos anos faltam para o casamento. O número de batidas informa quantos anos ainda faltam para o Dia D.


Bem, e depois de todo este "parlapier" tenho que vos dizer que foi uma noite bem muito bem passada ...

... e façam o favor de continuar sempre com as gargalhadas e sejam FELIZES !!!

Beijocas para todos ;)




7 comentários:

Maria disse...

Ainda só li três parágrafos e já estou a rir...

até já!

Maria disse...

Hehehehehehe
Ai miséria!

Charol, estou no padeiro e já me dói a barriga de rir…


E cheguei ao fim.
Divertida divertida foi a introdução à tua pesquisa…

Resta dizer que o dia 12 é o dia dos namorados, mas no Brasil…. Que raio, têm a “mania” de serem diferentes dos outros mortais…

Vou reler para sair daqui com dores de tanto me rir!

Beijos

zmsantos disse...

Desencalhar ou continuar encalhado(a) eis a questão.
Não acredito que seja condição para sermos felizes.
Só temos que ser nós próprios, verdadeiros com a vida.

Quanto à "noite de todos os detergentes" foi óptima, como são a maioria das vezes que estamos com os amigos (Tive falta do clã do Za)

Este post está muito bem escrito, como é teu hábito.

Beijocas, Sissi

A CONCORRÊNCIA disse...

Queres ir connosco à funerária ? é um programa bem interessante né amiga ?

Besos e gargalhadas que são duas das coisas melhores da vida ...

MisteriosaLua disse...

Foi realmente uma noite daquelas!!
Venham mais!!
Besitos

Leticia Gabian disse...

Foi mesmo uma noite muito alegre. Numa certa altura, até fiquei com soluços, discretos (terá sido de tanto rir ou do vinho? Ou das duas coisas juntas?), hehehe...Tanto faz!

A tua pesquisa foi feita no Brasil...Logo vi...Estou com Zé graças a todas estas simpatias...Hehehe...Eu recomendo!
Mas, sem esquecer da Santa Net, lógico!

Beijos grandes, Carolzita

Carol disse...

Eheheh, meus queridos ...

Digamos que os vapores da lixivia desta vez me inspiraram em vez do efeito costumeiro de alergia !!

Fico feliz pelas gargalhadas suplementares que te provoquei, Maria ... :)

Zé Manel, o que é realmente importante é sermos felizes ... seja sós ou acompanhados ;) ... para ti e para a Fatinha, onde a sintonia já reside ... uma beijoca carinhosa ;)

Isabel, sei que oa pé do cemitério dos Prazeres - para vossa informaçao, ganhou este nome devido ao nome da antiga quinta que ocupava o espaço onde hoje é o cemitério (e nao devido a outras conotaçoes !!) - há umas quantas ... pode ser uma boa aposta ... pode ser que ainda reforcemos mais a ajuda do santo na procura de "Prazeres" ... eheheh ;)

Patrícia, tomaste nota de tudo ? Mas descansa que nao é preciso fazer as coisas para chegares de novo ao casamento de papel passado !! ;)

Letícia, minha querida, como eu disse "todas as armas sao válidas", seja qual for o nome do "Santo": Pedro, António, NET ou afins !!
No vosso caso sabemos que foi mesmo uma "simpatia" muito forte e bem certeira !! Beijocas grandes para os dois