quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Uma prenda diferente ...

Esta semana é para mim dificil, apenas porque a minha memória insiste em relembrar anos anteriores em datas que ocorrem por estes dias. Já as relembrei com tristeza, com saudade, raiva quase, mas hoje revivo-as com carinho, com a ajuda preciosa do tempo, que à distância nos permite encaixar tudo melhor.

Dedico estas palavras, em jeito de carta aberta, a uma pessoa especial na minha vida ... que sabe bem quem é ... ;)

Eu tinha pensado em vários presentes para te dar, faço sempre isso com as pessoas de quem gosto. Gosto de me demorar a sonhar com aquilo que lhes pode dar prazer e tenho prazer em dar. Sei que há nisso qualquer coisa de compulsivo, uma espécie de acto involuntário e quase inconsciente, mas como no meu dicionário dar e amar querem dizer a mesma coisa, aceito-me como sou, tentando oferecer o que posso sem cair na insensatez de dar aquilo que as pessoas não sabem, não podem, ou não querem receber.

E foi a pensar assim, enquanto folheava o diário do meu amor por ti (sabes que desde pequena que gosto de andar com cadernos e canetas na mala, onde vou escrevendo os meus rascunhos e pensamentos) que decidi não te dar nada, a não ser estas palavras que podes guardar, quem sabe, para sempre no teu coração desencontrado e azul onde a solidão reina acima de todas as coisas. Leio o pequeno caderno escrito só nas primeiras páginas e tento reconhecer-me nas palavras de amor que te escrevi, mas há uma distância natural que me separa delas, como se a pouco e pouco, sem saber bem nem como nem porquê, o meu coração se fosse esquecendo de te sentir, embora saiba que tudo o que lá está é sincero e verdadeiro.

As palavras guardam o que julgamos ter perdido para sempre, é por isso e para isso que escrevemos, para resgatar o impossível, porque o amor, por mais puro e forte que seja, não resiste à solidão e ao abandono, muito menos a outro amor que nos fecha o mundo nas mãos.

Não sei como pude nascer assim, com um coração como o universo que cresce todos os dias e se multiplica em espaço e capacidade, mas quando olho para trás e vejo como te amei, fico espantada como afinal, de uma forma simples, te consegui arrumar num canto só teu, sabendo que provavelmente não voltarás a sair dele, que os meus braços não te voltarão a abraçar antes de adormeceres para te protegerem dos fantasmas e de outras mulheres, que o nosso amor teve, como quase todas as mais belas histórias de amor, princípio, meio e fim e que o fim está aqui, nas palavras que te deixo.

Outro dia disseram-me que o problema da felicidade é o amor e a continuidade. Ou a obrigação do amor e do sofrimento para lá chegar. E como não pode ser um acto contínuo, a felicidade é uma paradoxo. A felicidade – ou o amor - dão muito trabalho e algum sofrimento, para depois acabarem. É por isso que tantas pessoas vegetam numa existência dormente entre electrodomésticos, preferindo a ilusão soporífera da felicidade a ter que lutar por ela. E depois existem aqueles que, mesmo depois de bater com ossos no chão, se recusam a desistir, mesmo que errem tantas vezes, porque estarão sempre dispostas a sentir que pertencem ao mundo.

Eu estou do lado de cá e quero-te puxar o lado direito da vida, onde as pessoas lutam pela felicidade e pelo amor. Sei que é muito mais difícil viver assim, mas acredita que vale a pena. É este o presente que te dou. Posso-te puxar quando quiseres, e mesmo que não te abra os braços, estendo-te a mão a pedir baixinho que não desistas de crescer, de olhar para dentro do teu coração e de escolheres o caminho mais difícil, o único que te poderá levar onde mais precisas, isto é, dentro de ti.

Um beijo carinhoso ...

7 comentários:

Leticia Gabian disse...

Que bonito que é o teu coração, amiga!
Certamente, esta é a melhor prenda que podes dar, desde que a saibam merecer.
Beijo grande grande grande

zmsantos disse...

A uma pessoa diferente, como tu, uma prenda diferente, de amizade, como a nossa.

Beijos CC

MisteriosaLua disse...

Um beijo, Carol...

Carol disse...

Letícia, minha querida

O meu coração é quase como um livro aberto que partilho com algumas pessoas ... :)

Um beijo carinhoso, grande grande para vocês os dois

Carol disse...

Zé Manel,

Para ti e para a Fatinha, partilho hoje e sempre a vossa preciosa amizade.

Beijos carinhosos para os dois,

Carol disse...

Patrícia,

Outra beijoca para ti ... e para o príncipe pequeno de olhões grandes que é o "nosso" Digo !!!

A CONCORRÊNCIA disse...

VOCÊ É LINDA
MAIS QUE DEMAIS
VOCÊ É LINDA SIM ...

Beijo grande