domingo, 29 de novembro de 2009

Mandalas ...

... que a minha querida Letícia faz com toda a mestria e sabedoria, reunindo em cada uma delas um conjunto de boas energias :)

A nossa Letícia traz em si várias formas de arte. É fácil perceber o porquê: toda ela é de uma sensibilidade, de uma delicadeza, de uma atençao a tudo que a rodeia que só poderia produzir e extravazar boas energias, bons sentimentos ... agregadores.

E nada melhor que as mandalas que ela pinta ... LINDAS !!! E agora com a colecçao de caixas de madeira que ela tao bem decora, cada um de nós poderá receber estas boas energias :)

Vejam só... tenho a certeza que vao todos gostar:

http://sometom.blogspot.com/2009/11/caixas-de-madeira-pintadas-i.html
http://sometom.blogspot.com/2009/11/caixas-de-madeira-pintadas-ii.html

Mas afinal o que sao mesmo Mandalas ? para quem ainda nao sabe bem, deixo aqui uma explicaçao mais completa:

O QUE É MANDALA

Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Também tem outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.

Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa. Podemos ver mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas mandalas e thankas tibetanas, nas rosáceas da Catedral de Chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, VII e XVIII

A forma mandálica pode ser encontrada em todo o início, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias. A própria Terra foi formada por uma explosão de forma mandálica.


PARA QUE SERVE A MANDALA

A mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitectura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. A mandala pode restabelecer a saúde interior e exterior. Podemos usar uma mandala para a cura emocional, que se reflectirá positivamente no nosso estado físico, e assim ficaremos com mais saúde e vigor. Também podemos utilizar uma mandala para a cura de ambientes, como o familiar e o de trabalho, ou para preparar um espaço especial, onde você irá meditar ou fazer sessões de cura, como massagem, Reiki, astrológica, psicoterápica, atendimento clínico.

COMO ACTUA O TRABALHO COM MANDALA

A mandala trabalha os seguintes aspectos pessoais: físico, emocional e energético. No aspecto físico, promove o bem-estar, o relaxamento e a prevenção do stress. Emocionalmente, pode trabalhar conteúdos oriundos de emoções antigas, actuais ou futuras, pois sinaliza aqueles que irão emergir. Neste trabalho (mandalas pessoais), é muito comum surgirem traumas passados, que são colocados no desenho de forma súbtil, só percebidos por quem souber fazer a leitura do que está sendo sinalizado. Esta leitura faz-se por meio do traço, da forma, das cores, dos símbolos e de vários outros aspectos que aparecem quando se desenha uma mandala pessoal

Qualquer pessoa pode conhecer-se trabalhando com mandalas, tanto com a ajuda de um terapeuta, quanto sozinho. A pessoa pode fazê-lo confeccionando e colorindo mandalas, ou, ainda, meditando com elas. A mandala irá colocar, de forma súbtil, no lugar certo aquilo que se encontra fora de lugar, Jung diz que “A mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica se ela já existe; restabelecê-la, se desapareceu. Nesse último caso, exerce uma função estimulante e criadora”.

No aspecto energético, a mandala activa, energiza e irradia, podendo harmonizar ambientes físico ou pessoal carregados negativamente, ou aura de sofrimento e tristeza. Ainda energeticamente, a mandala pode levar a pessoa a contactos com dimensões supraconscientes e ao encontro de um caminho espiritual. Neste sentido, a mandala foi, e ainda é, muito utilizada para a meditação e para o desenvolvimento e a ampliação da consciência. No budismo tibetano os monges fazem-na É importante saber que para qualquer finalidade que se queira alcançar trabalhando com mandalas tem de se desenvolver a perseverança, a persistência e a força de vontade. Trabalhar com mandalas é uma forma carinhosa de abrir o coração para a criatividade, a intuição e o amor.

O QUE SE GANHA TRABALHANDO COM MANDALAS

A pessoa que trabalha com mandalas, sozinha ou com a ajuda de um terapeuta, beneficia-se de várias formas:

- prevenindo o stress;

- preservando e organizando a saúde psíquica;

- aumentando a capacidade de atenção e de concentração;

- aumentando a capacidade de receptividade;

- aumentando a harmonia, a calma e a paz interior;

- aumentando a criatividade;

- ampliando a consciência;

- desenvolvendo o Eu Superior;

- encontrando um caminho espiritual.

(in http://www.mundodasmandalas.com)




1 comentário:

Leticia Gabian disse...

E eu, tão desatenta, só vi agora!
Obrigada, minha querida, por divulgar o meu trabalho e por toda explicação em torno dele.
És uma enorme querida!
Brigada brigada brigada!

Beijo muito grande