quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Um sentido para a vida

"É este o verdadeiro milagre da espécie humana: não existir dor nem paixão que não irradie e não assuma uma importância universal. Se um homem, em seu sótão, alimentar no peito um desejo bastante forte, ele poderá daí, incendiar o mundo."

"É absolutamente necessário falar aos homens."

" Será que não se entende que, algures, nós erramos nosso caminho? O cupinzeiro humano é hoje mais rico do que outrora, dispomos de mais e de ócios e, contudo, existe algo de essencial que nos falta, algo que nós mal sabemos definir. Sentimo-nos menos homens, perdemos, não sabemos como nem onde, misteriosos privilégios."

" Nós queremos ser libertados. Aquele que trabalha com a enxada quer descobrir um sentido no golpe da sua ferramenta. E o golpe da enxada do condenado a trabalhos forçados não é o mesmo do prospector, que engrandece quem o dá. O degredo não reside aí, onde se trabalha com a enxada. Não existe horror material. O degredo reside aí, onde se dão golpes de enxada que não têm sentido, que não ligam quem os dá à comunidade dos homens. Nós queremos evadir-nos do degredo. "

" Será que nossas divisões valiam os nossos ódios? Quem poderá pretender estar sempre absolutamente certo? O campo visual do homem é minúsculo. A linguagem é um instrumento imperfeito. Os problemas da vida rebentam com todas as fórmulas. "

"Hoje me sinto profundamente triste, triste em profundidade. Estou triste pela minha geração, vazia de toda substância humana, geração que apenas tendo conhecido o botequim, as matemáticas e os automóveis Bugatti como forma de vida espiritual, se encontra hoje numa ação estritamente gregária que já não tem mais cor alguma. Odeio minha época com todas as forças. O homem está morrendo de sede. "

" Estou tão cansado das polêmicas, dos fanatismos! "

Anthoine de Saint-Exupéry

2 comentários:

Zé dos Anzóis disse...

Pensar desta forma, escrever assim, está apenas ao alcançe de algumas almas iluminadas. Ás vezes pareçe estar aqui mesmo dentro dos nossos crânios. Uma vida em busca de algo que acabou numa missão de reconhecimento algures sobre Grenoble.
O espirito, esse, continuará a voar por aí até que cada um de nós o descubra um pouco mais.
Grato pela partilha.
Beijo
Za

Leticia Gabian disse...

Cada um devia nascer provido de sua própria bússola... Haveria menos desvios, menos desencontros, mais passos na direção desejada, mais satisfação pessoal e coletiva.
Sonhos... devaneios... Fantasia apenas...

Beijo grande, fofinha